Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 1234-1 | ||||
Resumo:O ensino de microbiologia na educação superior demanda a implementação de novos métodos de ensino para além do tradicional, com vistas em uma melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais significativos, porém desafiadores para professores e estudantes. O ensino tradicional, baseado em aulas expositivas e leitura de artigos, não satisfaz mais as exigências do contexto educacional atual, que busca a participação ativa dos estudantes em seu processo de aprendizagem. As metodologias ativas surgem como alternativa para tornar o ensino mais interativo, participativo e significativo. Objetivou-se com este estudo analisar as principais metodologias ativas aplicadas no ensino de microbiologia para a educação superior por meio do levantamento de produções científicas indexadas nas bases de dados Google Acadêmico e Periódicos CAPES. O tema da pesquisa concentrou-se nas principais metodologias ativas aplicadas no ensino de microbiologia para a educação superior publicadas no período entre 2011 e 2022. Após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados dez trabalhos, mediante uma revisão sistemática de literatura, sobre as principais metodologias ativas aplicadas ao ensino na área dedicada neste estudo. Diante disso, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 9 (nove) publicações que correspondiam ao tema proposto na pesquisa. Nesse sentido, foi possível observar que Ensino Híbrido, Gamificação, Rotação por Estações, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes e o Ensino por Investigação foram as principais metodologias ativas identificadas como sendo as utilizadas em microbiologia no ensino superior. Considera-se que os resultados obtidos neste estudo possam ser úteis aos professores e estudantes em formação em microbiologia no ensino superior, visando à utilização destas metodologias ativas e de motivação para o desenvolvimento de novas pesquisas na área. Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Equipes, Ensino Híbrido, Ensino por Investigação, Gamificação, Rotação por Estações Agência de fomento:INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA CENTRAL — RUA QUINTINO BOCAIÚVA, CENTRO (SUL), PRÉDIO B, TERESINA - PI, 64000-080. |